Hospital Israelita Albert Einstein é pioneiro no uso do FilmArray®, sistema inédito que detecta Sepse e H1N1, entre outras doenças

26 Fevereiro, 2016

Imagine um laboratório supercompacto, que cabe em uma maleta, capaz de detectar, em apenas uma hora, diversos microrganismos: vírus, bactérias, fungos e protozoários, entre eles os causadores da Sepse, H1N1 e de diversas doenças respiratórias e gastrointestinais. Essa tecnologia existe e já está sendo utilizada no Brasil: chama-se Sistema FilmArray® e foi desenvolvida pela BioFire, empresa do grupo bioMérieux, líder mundial em diagnóstico in vitro.

Entre as instituições de saúde pioneiras na aquisição do equipamento estão o Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo; o laboratório Richet, no Rio de Janeiro; e a Prohosp, distribuidora especializada em soluções na área de saúde, presente no Paraná, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

O sistema possibilita ao médico ter um diagnóstico mais rápido e assertivo, solicitando a pesquisa de vários microrganismos envolvidos em uma doença, de uma só vez. Isso significa menos antibiótico para o paciente, menos tempo de internação e de permanência no pronto socorro. Trata-se de uma mudança de paradigma, que causa enorme impacto clínico e principalmente econômico para as instituições de saúde.

“Ao adquirir o Sistema FilmArray®, nossa expectativa é oferecer um teste rápido e mais sensível para atender as solicitações do corpo clínico, com diminuição de custos com repetições”, afirma a Dra. Rubia Anita Ferraz Santana, Coordenadora Técnica de Biologia Molecular do Einstein.

“Somos um serviço de diagnóstico especializado e estamos sempre à procura de inovações e tecnologias que tragam benefícios aos nossos clientes finais, os pacientes. O Sistema FilmArray® encaixou perfeitamente nesse conceito, além de ser simples de operar e ter a rapidez e eficácia comprovadas”, diz o Dr. Hélio Magarinos Torres Filho, Diretor Médico do Richet Medicina & Diagnóstico.

Para o Diretor da Prohosp, Marcos Marques Ribeiro, o Sistema FilmArray® representa uma enorme evolução, principalmente para laboratórios hospitalares, à medida que apoia o médico no diagnóstico rápido e preciso. “Com os diferentes painéis de testes disponíveis, os médicos poderão decidir assertivamente sobre o tratamento de pacientes críticos ou com prognóstico duvidoso. Além de salvar vidas, isso representa também muita economia para hospitais e clínicas, pois evitará a repetição de exames”, conclui.

 

Como funciona – O FilmArray® é uma técnica de biologia molecular que não exige pessoas especializadas para o seu manuseio, nem ambiente de laboratório com estrutura para testes de Biologia Molecular. Ele consiste em uma estação de trabalho, na qual é inserido o painel – um cartucho a vácuo –, com diferentes reservatórios, onde ficam os reagentes. Nele é injetada a solução de hidratação por sistema à vácuo e depois a amostra a ser analisada.

O painel é colocado no FilmArray (cujo tamanho aproximado é o de um notebook) e tem início a análise da amostra: os ácidos nucleicos são extraídos, para que o DNA e o RNA (compostos orgânicos envolvidos na transmissão de caracteres hereditários e na produção de proteínas compostas, que são o principal constituinte dos seres vivos) sejam purificados.

Finalmente, por meio da técnica chamada Multiplex PCR, em que um fragmento específico da molécula de DNA é amplificado milhares de vezes em curto espaço de tempo, os microrganismos presentes são amplificados e a detecção é realizada utilizando a tecnologia Microarray, ao final, o Software FilmArray analisa e libera um relatório com os resultados da amostra. Todo o processo leva apenas uma hora para ser concluído.

O equipamento acaba de obter o registro na Anvisa, assim como um dos painéis, o FilmArray® Respiratory Panel – Detecção e identificação de 20 microrganismos: 17 vírus e 3 bactérias.

Em breve estarão disponíveis os seguintes painéis:

- FilmArray® Gastrointestinal Panel – Detecção e identificação de 22 microrganismos: 5 vírus, 14 bactérias e 4 protozoários.

- FilmArray® Blood Culture Identification Panel – Detecção e identificação de 24 microrganismos: 19 bactérias, 5 fungos e 3 mecanismos de resistência a antibióticos.

- FilmArray® Meningitis/Encefalites Panel – Detecção e identificação de 14 microrganismos: 6 bactérias, 7 vírus e 1 fungo.

 

Na Mídia

 

____________________________________________________________

Mais informações:

Veropress Comunicação Corporativa – Assessoria de imprensa da bioMérieux

Thais Abrahão (thais@veropress.com.br) – (11) 9900-8402 / (11) 3061-2263 e Rosana Monteiro – (Rosana@veropress.com.br) – (11) 3062-0843

Pioneering diagnostics